CNI prevê expansão de 3% na indústria brasileira em 2019

A economia brasileira crescerá 2,7% no próximo ano, impulsionada pela expansão de 3% da indústria e de 6,5% do investimento. O consumo das famílias, outro importante motor do crescimento, aumentará 2,9% em 2019. As previsões estão na edição especial do Informe Conjuntural – Economia Brasileira, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quarta-feira (12). No entanto,…

Veja mais

Indústria da construção tem o maior índice de confiança dos últimos seis anos

O Índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) atingiu 60,7 pontos em novembro. Com o crescimento de 8,6 pontos em relação a outubro, o indicador alcançou o maior valor desde maio de 2012. As informações são da Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira (28/11) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O aumento do ICEI-Construção, que está acima…

Veja mais

Acordo de livre comércio é assinado entre Brasil e Chile

Os ministros Marcos Jorge (MDIC) e Aloysio Nunes (MRE), pelo lado brasileiro, e o chanceler Roberto Ampuero (MRE), pelo lado chileno, assinaram nesta quarta-feira (21/11), em Santiago, acordo amplo de livre comércio (ALC), que expande, atualiza e moderniza acordo comercial prévio, de 1996, responsável por eliminar tarifas de importação no intercâmbio bilateral de bens. Com…

Veja mais

Acordo entre Brasil e EUA facilitará comércio bilateral de porcelanatos

Brasil e Estados Unidos assinam seu primeiro acordo de convergência regulatória, que facilitará o comércio bilateral de porcelanatos. O resultado é fruto do Diálogo Comercial entre os dois países, coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Departamento de Comércio (DoC), mecanismo também conhecido como MDIC-DoC. O documento será assinado pela…

Veja mais

Lançadas comissões locais que irão facilitar o comércio exterior brasileiro

Foram lançadas hoje em Brasília as Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfac), que vão trabalhar pela facilitação e desburocratização do comércio exterior brasileiro nas 15 principais unidades alfandegárias do país, dando cumprimento às disposições do Acordo de Facilitação de Comércio (AFC) da Organização Mundial do Comércio (OMC). As Colfacs foram criadas com o objetivo…

Veja mais

Brasil avança 33 posições em ranking do comércio exterior

O Brasil avançou 33 posições no ranking de comércio exterior do relatório Doing Business 2019, do Banco Mundial, divulgado nesta quarta-feira (31/10). O País passou da 139ª para a 106ª colocação, registrando três anos consecutivos de evolução na área. A melhora reflete os esforços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e de…

Veja mais

Camex zera imposto de importação para compra de vacinas da Hepatite A

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), presidido pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, renovou a redução do Imposto de Importação de 2% para zero para compras de vacinas contra a hepatite A. A medida integra a Resolução Camex nº 78 que foi publicada no Diário Oficial da União…

Veja mais